a natureza pecaminosa do homem carnal

ROMANOS 1.18-32-  A NATUREZA PECAMINOSA DO HOMEM CARNAL.

Vers 18-  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade-  Deus não está e nunca esteve apático em relação ao pecado da humanidade, visto que o pecado é para ele primeiramente ofensivo. Que detém a verdade em injustiça-  Não que a verdade estivesse toda  incoberta,  porém nem mesmo a verdade conhecida era por eles observada.

Vers 19,20- Deus se manifesta a todos os homens Através da lei da consciência, que indica a todos os homens a existência daquilo que é certo ou errado.

Vers 21-  leia ef 5.6-16.

Vers 22,23- A sabedoria humana pode confundir quando acompanhada de soberba e sentimento de auto-suficiência.

Pessoas que declaram-se conhecedoras da palavra ( teólogos e líderes religiosos) criam deuses para si mesmos e para outros.

Vers 24-29  Deus os entregou- Aqui pode se entender não que Deus os levou, mas que Deus retirou em parte da consciência pela cauterização criada pela  prática PERMANENTE DO PECADO,

A lista das práticas aqui descritas.

1-      Imoralidade sexual em diversas matizes:

 

Prostituição- prostituição no sentido bíblico não era apenas vender-se por dinheiro, mas a prática sexual de pessoas solteiras. A prática quando envolve pessoas casadas é chamada de adultério.

Malícia-

Avareza-

Maldade-

Invejosos-

Homicida-

Criadores de contenda-

Enganadores-

Malignos-

Murmuradores-

Aborrecedores de Deus-

Injuriadores-

Soberbos e presunçosos-

Inventores de males-

Desobedientes dos pais-

Néscios-

Infiéis nos contratos-

Sem afeição natural-

Irreconciliáveis-

Sem misericórdia-

 

Vers 32-  PAULO DECLARA QUE ELES FAZIAM DE FORMA CONSCIENTE SABENDO DA CONDENAÇÃO QUE VIRIA, E AINDA ASSIM INCENTIVAVAM OUTROS A ESTAS PRATICAS.