Não temos liturgia! será?

"⊙ ETIM(1589) grego leitourgía 'função em serviço público etc.' pelo latim ecles. liturgĭa '(serviço da) missa'

Por liturgia podemos entender a forma aceita e rotineira como é realizado o culto cristão. Exemplo disso é a missa, que deve ter sempre os  mesmos elementos, variando os cânticos, as leituras conforme o calendário do litúrgico.

Semelhantemente o culto anglicano, o culto luterano e ainda algumas igrejas metodistas seguem o mesmo calendário litúrgico.

As igrejas históricas calvinistas simplificaram o culto, porém ainda assim praticam rituais de culto a serem seguidos pelas igrejas filiadas.

Sou do tempo dos rituais do hinário metodista com suas liturgias, antífonas, orações e leituras. guardo com muito carinho uma edição de 1990.

Aos poucos a maioria dessas igrejas foram abandonando esse tipo de culto e passando a celebrar o culto ao modelo americano HILLSONG, OU SEJA;  orações-louvor-teatro ou dança ( que chamam"coreografia" rs, rs)-pregação-apelo/louvor.

A Assembleia de Deus por sua vez geralmente tem a participação dos membros com oportunidades para testemunhos e cânticos, cânticos através de conjuntos ou grupos de louvor, cânticos do hinário ( harpa cristã) pregação e apelo.

Recentemente muitas delas adotaram o modelo do louvorzão ( nem a igreja católica escapou disso....)

Não é errado ter uma liturgia. Não existe uma forma prescrita de culto no novo testamento, a não ser o fato de que quando Paulo orientou a realização dos cultos, disse para que fosse dirigido para o exercício dos dons dos participantes:

"⁶ Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

²⁷ E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.

²⁸ Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

²⁹ E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

³⁰ Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

³¹ Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

³² E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.

³³ Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." 1 Coríntios 14:26-33

Esse modelo de culto nada se parece com uma multidão reunida, com centenas de pessoas, ouvindo apenas um preletor, apenas um grupo oficial de louvor, apenas pessoas selecionadas para domingo após domingo realizarem o culto, e as demais, apenas meros espectadores de um espetáculo em nome da fé.

Pra mim faz muito mais sentido biblicamente falando o velho culto das Assembleias de Deus das congregações de bairro ou o culto familiar quando não é engessado por uma palavra pré estabelecida com meses de antecedência para atender um programa.

PRA ISSO JÁ EXISTE A ESCOLA DOMINICAL!

O texto bíblico destacado diz em palavras de hoje, simplificando:

um irmão tem um cântico para compartilhar? vamos cantar com ele!

outro irmão aprendeu algo novo? vamos aprender com ele!

outro irmão foi tocado por Deus em relação a algo? vamos ouví-lo!

Ainda que o irmão seja usado em um dom de línguas e haja alguém capaz de interpretar ( sim, isso existe!) vamos ouví-los!

Ainda que alguém tenha uma palavra de ensino ou profecia, pode falar, mas esteja apto a ser julgado, caso seu ensino ou profecia não esteja de acordo com a Palavra. tudo isso feito com ordem e decência!

dessa forma, e apenas dessa forma toda a igreja cresce, aprendemos juntos, os dons de Deus se manifestam, as pessoas se preparam todas previamente para cultuar, pois não serão apenas meros espectadores de um ritual litúrgico.

Claudiney  Duarte